Robôs para máquinas injetoras fazem tarefas repetitivas

Hoje, em plena era da automação, onde a eficácia e a produtividade são imprescindíveis, o progresso da tecnologia, facilitou muito o dia-a-dia das pessoas. Dentro das indústrias os robôs para máquinas injetoras estão fazendo a diferença na produção.

A utilização de robôs para máquinas injetoras, apesar de gerar uma grande discussão sobre o impacto social, atualmente convivem com os humanos nas fábricas, de forma cada vez mais harmoniosa. Isso se dá principalmente pela redistribuição das tarefas, em que “o homem programa a máquina e a máquina executa o trabalho programado”.

Nesse sentido, quanto mais eficiente for a programação da máquina, maior a será a produtividade, ou seja, cabe ao ser humano programá-la de forma eficiente, cabendo à máquina executar o trabalho com eficiência, rapidez e precisão.

Atualmente, os robôs são amplamente utilizados na substituição do trabalho humano, principalmente nas situações nas quais existem trabalhos insalubres, repetitivos e perigosos.

Um robô industrial pode ser descrito como um braço mecânico motorizado e programável que executa movimentos semelhantes ao do homem. O computador guarda em sua memória um programa que detalha quais movimentos devem ser feitos.

Atualmente existem vários tipos de robôs, porém, para as máquinas injetoras, podemos dividi-los em 4 principais famílias:

• Sprue pickers
  • Robôs laterais
  • Robôs cartesianos
  • Robôs multieixos

Você pode conhecer mais a fundo sobre todos os tipos de robôs citados acima acessando o PDF completo da matéria que a Escola LF escreveu para a revista Plástico Moderno. Clique aqui para acessar.

Um robô deve ser escolhido antes de tudo pela sua versatilidade, robustez, velocidade, precisão e pela facilidade de uso, programação e manutenção. Suas telas devem ser de fácil entendimento e em português, de preferência, incluindo sistemas de troca rápida de garras e dispositivos de fácil preparação. Somente depois de obter essas garantias dadas pelo fabricante é que vem a negociação do seu custo.

Podemos observar, portanto, que, para adquirir um robô, é necessário ter um conhecimento técnico tanto da parte do empresário, como do preparador que vai programar os robôs da empresa.

Para ter um conhecimento mais aprofundado sobre os robôs para máquinas injetoras, a Escola LF desenvolveu um curso específico abordando esse tema, onde os alunos conhecem na teoria e na prática os robôs dos principais fabricantes, inclusive realizando visitas técnicas com aulas práticas nas fábricas destes parceiros. Conheça o curso de robôs 3 eixos.

Para receber sempre as novidades do nosso blog e sobre a Escola LF, fique ligado em nossos contatos e redes sociais!

Adicione nosso número aos seus contatos ► (11) 9 6260-2293

Curta nossa página no Facebook ► https://www.facebook.com/escolalf