Você conhece sobre Óleo Hidráulico?

A maioria das máquinas que transformam plásticos são hidráulicas, ou seja, precisam do óleo hidráulico para gerar movimentos e força, com exceção das máquinas elétricas, nas quais os movimentos são gerados por servomotores acoplados a fusos mecânicos.

Nas injetoras hidráulicas, o óleo é responsável por avançar e recuar o canhão, extração, injeção, dosagem (motor hidráulico), abrir e fechar o molde, além de gerar a força de fechamento, seja por ação direta da pressão do óleo ou por transmitir energia para o travamento das tesouras ou joelhos mecânicos.

Nas sopradoras, é ele que gera os movimentos da mesa que recebe o molde, abertura e fechamento, além de gerar força para manter o molde fechado durante o sopro. Sem contar os programadores de parison que na sua unidade hidráulica necessita de um óleo especial.

Você sabe o que é um sistema Hidráulico?

A hidráulica permite ao operador realizar trabalhos significativos (levantar cargas pesadas, girar um eixo, perfurar furos de precisão, etc) com um investimento mínimo em ligação mecânica.

O sistema hidráulico é composto por: reservatório, bomba, válvula(s) e atuador(es) de motor, cilindro, etc.

Óleo hidráulico: sua função e importância no sistema hidráulico

Atualmente, os óleos hidráulicos são considerados multifuncionais. Sua principal função é transmitir energia através do sistema, que permite trabalho e movimento. Também são responsáveis pela lubrificação, transferência de calor e controle de contaminação.

Propriedades do Fluido

Ao escolher um óleo hidráulico, deve-se considerar as seguintes características: viscosidade, índice de viscosidade, estabilidade à oxidação e resistência ao desgaste. Essas características determinarão como o fluido opera dentro do sistema.

Quer saber mais a fundo sobre esses tópicos? Acesse aqui a Parte I da matéria publicada na Revista Plástico Moderno pelo diretor da Escola LF, Alexandre Farhan, em parceria com o Eng. Arley Barbosa da Silva da Promax Bardahl.

Em nosso próximo post, serão abordados os seguintes assuntos:  Como coletar o óleo corretamente e será mostrado um Caso de sucesso, além de falarmos sobre manutenção preventiva.

Adicione nosso número aos seus contatos ► (11) 9 6260-2293

Curta nossa página no Facebook ► https://www.facebook.com/escolalf