Retrofitting – Modernização de Máquinas deve começar pelo CLP

Mais de 60% das máquinas injetoras no Brasil tem mais de 5 anos de uso, com isso, são sérias candidatas a passar por um retrofitting, que muitas vezes deve começar pelo CLP.

O retrofitting é um termo utilizado principalmente na engenharia para indicar a operação de modernizar algum equipamento considerado ultrapassado ou fora de norma.

No Brasil, o retrofitting possui um elevado mercado potencial, pois os comandos elétricos, eletrônicos e hidráulicos carecem de suporte adequado, além de mão de obra especializada para esse serviço.

O retroffiting acaba transformando máquinas em equipamentos modernos e reconquistando a sua valorização. Um exemplo é a incorporação de modernas tecnologias nas máquinas injetoras, sopradoras ou extrusoras, em sistemas hidráulicos, elétricos e principalmente eletrônicos nestes equipamentos, sugerindo modificações de peças e componentes, revitalizando, atualizando e muitas vezes adequando-os para as normas de legislação vigentes, que a cada dia ficam mais exigentes.

O CLP é um dos mais importantes componentes na área de automação e sua sigla significa Controlador Lógico Programável, ou seja, um controlador que podemos programar utilizando instruções lógicas, habilitando-os onde fará o papel de controlador do sistema.

Poderíamos dizer que o CLP é o coração de uma máquina injetora moderna e que, sem os seus comandos, dificilmente ela conseguiria funcionar.

No Brasil, com o aumento de ofertas de máquinas importadas, muitas vezes de fabricantes desconhecidos e com equipamentos de baixa qualidade, um dos grandes problemas encontrados está relacionado aos CLPs, que não revelam detalhes de seu funcionamento e nem possibilidades de intervenção, seja de manutenção ou até mesmo na programação e adição de novas funções e recursos.

Se você quer conhecer mais sobre os CLPs e a importância do retrofitting em máquinas, acesse este link e confira a matéria completa que a Escola LF em parceria com a Branqs escreveu para a revista Plástico Moderno.

Para receber sempre as novidades do nosso blog e sobre a Escola LF, fique ligado em nossos contatos e redes sociais!

Adicione nosso número aos seus contatos ► (11) 9 6260-2293

Curta nossa página no Facebook ► https://www.facebook.com/escolalf