O que é SMED? Troca rápida de moldes

Responsável pela troca rápida de moldes e ferramentas, a técnica SMED é essencial para toda indústria que precisa reduzir o tempo de setup de máquinas.

SMED é uma sigla para Single Minute Exchange of Die, que em português significa Troca Rápida de Ferramentas. É uma técnica utilizada na indústria para reduzir o tempo necessário para realizar a troca de ferramentas em uma máquina ou equipamento, visando aumentar a eficiência e a produtividade.

Com a aplicação do SMED na indústria de plásticos, é possível reduzir significativamente o tempo de inatividade da máquina e aumentar a eficiência da produção, contribuindo para a melhoria da produtividade e da rentabilidade da empresa.

Se você quer saber mais sobre o padrão de funcionamento do método SMED, as suas etapas, vantagens e benefícios, acesse a matéria completa publicada no portal Mundo do Plástico.

Este assunto é tão importante que durante a Plástico Brasil, a ser realizada entre 27 e 31 de março, teremos demonstração da técnica SMED e um workshop com certificado.

Durante a feira Plástico Brasil, Alexandre Farhan, Diretor Técnico da Escola LF, foi convidado para falar sobre o que é o SMED, além de suas vantagens e principais benefícios. No estande, uma parceria das empresas ROMI, Stäubli, Berg Steel e Previsão, os visitantes poderão conferir as técnicas de troca rápida de moldes, agilizando um processo custoso para as máquinas de injeção e extrusão para menos de 10 minutos!

Sabemos que não é fácil operar uma máquina injetora, que dispõem de muita atenção e principalmente conhecimento. Uma das suas principais características é a velocidade em que trabalham – o processo de fabricação de plásticos não mede esforços para poupar tempo, as maquinas estão cada vez mais potentes e velozes. Por isso sabemos que é importante contar com mão de obra qualificada para toda a cadeia do processo de injeção, inclusive para a aplicação do SMED.

Faça seu credenciamento gratuito para Participar da Feira Plástico Brasil, e venha visitar o estande da Escola LF, que estará localizado em L020, bem ao lado de onde acontecerão as demonstrações e workshop do SMED.