Conheça as características do Policarbonato – PC

Conheça neste post as principais características do Policarbonato – PC, um polímero de engenharia muito importante para o mundo dos plásticos. Saiba mais!

Já abordamos aqui no blog sobre os polímeros de engenharia, mais precisamente sobre o Nylon e sobre o POM, agora, chegou a hora de conhecermos um pouco mais sobre o policarbonato, um polímero bem importante para o mundo dos plásticos, conhecido por ter a sua transparência semelhante à do vidro e apresentar uma resistência parecida com a do aço.

Esse material de engenharia consegue ser um dos mais versáteis, tendo a capacidade de unir características interessantes e desejáveis dos vidros e metais, combinadas ao processamento de termoplásticos.

Podemos destacar as seguintes propriedades do Policarbonato:

• Excelente resistência ao impacto;
  • Alta resistência térmica;
  • Boa resistência a intempéries;
  • Dificuldade de propagar chamas;
  • Sensível ao risco;
  • Peças podem ser usinadas, coladas ou soldadas;
  • Aceita boa impressão gráfica;
  • Resistência à tração;
  • Baixa contração no molde.

Existem muitos produtos que podem ser fabricados com o policarbonato, mas, entre eles os mais usuais são:

• Mamadeiras;
  • Escudos de proteção;
  • Vidro à prova de bala;
  • Telhas para cobertura;
  • Janelas de avião;
  • CDs E DVDs;
  • Lentes e faróis automotivos;
  • Óculos de segurança;
  • Recobrimento de relês;
  • Entre outros.

Quer conhecer mais sobre fatos históricos deste polímero de engenharia, mais algumas de suas propriedades, como o policarbonato pode ser melhorado com cargas e aditivos, além de saber mais sobre as características de processamento do material e suas áreas de aplicação, acesse aqui o PDF completo que a aluna do curso de máquinas injetoras da Escola LF, Camila Falcari Dias, escreveu uma matéria para a revista plástico moderno, revisada pelo diretor Alexandre Farhan.

Conheça também o Curso de Analista Técnico em Materiais Plásticos da Escola LF, onde os alunos aprendem de forma prática e didática sobre os Principais processos de transformação utilizados no segmento plástico, as Aplicações, propriedades e características de processamento dos principais materiais commodities, polímeros de engenharia e de alta performance,  principais ensaios realizados em laboratório e ainda estuda as principais técnicas de obtenção dos polímeros e as principais cargas e aditivos utilizados nas resinas plásticas, bem como as propriedades térmicas, mecânicas, químicas e físicas dos materiais plásticos.

Confira as datas de início deste curso e venha se profissionalizar nesta área com a Escola LF!