POM – Poliacetal: Conheça este polímero de engenharia

Conheça neste post as principais características do POM – Poliacetal, um polímero de engenharia muito versátil e de diversas aplicações. Saiba mais!

Já abordamos aqui no blog sobre os polímeros de engenharia, mais precisamente sobre o Nylon e dando sequencia neste tema, o material da vez será o POM (Polióxido de Metileno) ou Poliacetal, como normalmente é conhecido no mercado.

As aplicações do POM abrangem as indústrias eletrônicas, automobilísticas, aeroespaciais, aparelhos domésticos, construção de máquinas e vários outros ramos.

Em se tratando de resistência à fadiga, rigidez, resistência à água e estabilidade dimensional, os poliaceitais são altamente vantajosos. De um modo geral esse polímero apresenta:

• Excelente resistência química;
  • Baixa absorção de umidade;
  • Ótima estabilidade dimensional;
  • Boa isolação elétrica;
  • Maior rigidez sem reforço;
  • Boa resistência mecânica;
  • Boa resistência ao impacto e tração;
  • Fácil usinagem;
  • Impermeabilizante a gases;
  • Sensível a altas temperaturas;
  • Pode substituir peças de metal;
  • Temperatura máxima de utilização: 90°C (principal limitação).

Curiosidade:
Como saber na prática que o material está sendo degradado no cilindro de injeção?

Uma das características que notamos logo de primeira, em relação ao POM, é um cheiro muito forte de formol ou até mesmo de ovo podre durante o processamento. A segunda é o lacrimejamento dos olhos junto com uma ardência.  Para saber mais características práticas de que o POM – poliacetal está se degradando, acesse nosso PDF!

Se você quer conhecer mais sobre os polímeros de engenharia, a aluna do curso de máquinas injetoras da Escola LF, Camila Falcari Dias, escreveu uma matéria para a revista plástico moderno, revisada pelo diretor Alexandre Farhan, que será dividida em 4 partes, onde primeira abordamos o Nylon, esta segunda onde explicamos sobre as características do POM, na terceira matéria você poderá aprender sobre o  PC e na quarta e última matéria poderá conhecer mais sobre o PBT. Estes são os 4 materiais de engenharia considerados mais importantes.

Para acessar a matéria completa, explicando melhor sobre o POM e suas características, Clique aqui!

Conheça também o Curso de Analista Técnico em Materiais Plásticos da Escola LF, onde os alunos aprendem de forma prática e didática sobre os Principais processos de transformação utilizados no segmento plástico, as Aplicações, propriedades e características de processamento dos principais materiais commodities, polímeros de engenharia e de alta performance,  principais ensaios realizados em laboratório e ainda estuda as principais técnicas de obtenção dos polímeros e as principais cargas e aditivos utilizados nas resinas plásticas, bem como as propriedades térmicas, mecânicas, químicas e físicas dos materiais plásticos.

Confira as datas de início deste curso e venha se profissionalizar nesta área com a Escola LF!