PBT – Plásticos de Engenharia

Conheça aqui mais características sobre o PBT e os plásticos de engenharia.

Para finalizarmos a nossa série sobre os polímeros de engenharia, falaremos a respeito do PBT, um poliéster termoplástico semicristalino de grande importância para o mundo dos polímeros e para os seus meios de aplicação.

Já falamos aqui em nosso blog sobre o Nylon, POM e Policarbonato. Confira agora todas as informações sobre o PBT.

O PBT conquistou o título de ser um polímero de engenharia devido às suas excelentes propriedades. Este material possui boa estabilidade dimensional, resistência térmica, Alta rigidez, boa resistência a intempéries, boa resistência química, rápida cristalização, aceita pintura e metalização, boas propriedades elétricas, baixa absorção de água e boa resistência ao atrito e abrasão.

Esse polímero é bastante aplicado na indústria automotiva, eletrônica, de telecomunicação, eletrodomésticos e peças de precisão de engenharia. Dentre suas principais aplicações estão:

• Buchas e engrenagens;
  • Caixas de tomadas;
  • Teclados de computador;
  • Tubos de fibra ótica;
  • Carcaça de máquinas;
  • Medidores de gás;
  • Cafeteiras elétricas;
  • Carcaças de cortadores de grama
  • Carcaças de bobinas.

Quer conhecer mais sobre o PBT, suas propriedades, características de processamento, áreas de aplicação, acesse aqui o PDF completo que a Escola LF escreveu para a revista plástico moderno.

Conheça também o Curso de Analista Técnico em Materiais Plásticos da Escola LF, onde os alunos aprendem de forma prática e didática sobre os Principais processos de transformação utilizados no segmento plástico, as Aplicações, propriedades e características de processamento dos principais materiais commodities, polímeros de engenharia e de alta performance,  principais ensaios realizados em laboratório e ainda estuda as principais técnicas de obtenção dos polímeros e as principais cargas e aditivos utilizados nas resinas plásticas, bem como as propriedades térmicas, mecânicas, químicas e físicas dos materiais plásticos.