Escola LF oferece curso de Câmara Quente

Pioneiro e único no setor de plásticos, o curso de Câmara Quente da Escola LF visa preparar o aluno para que tenha destaque no mercado de trabalho. O público-alvo são os profissionais que já trabalham na operação e preparação de máquina injetora, ferramenteiros de moldes plásticos, projetistas de moldes, compradores de elementos para moldes, vendedores do sistema de câmara quente, profissionais de manutenção de máquinas, eletricistas que fazem a instalação desse sistema e empresários que querem substituir moldes convencionais, adaptando sistemas de câmara quente.

O conteúdo foi desenvolvido especificamente com base na experiência de décadas da instituição para que o egresso seja muito eficiente e diferenciado para as áreas de ferramentaria e moldes de injeção. Após a conclusão do curso, ele passa a ser titulado como Analista Técnico em Câmara Quente.

A área de plástico é muito abrangente. Existem inúmeros processos de transformação como injeção, sopro, extrusão, rotomoldagem, entre outros. Um sistema de câmara quente é uma tecnologia que está embutida dentro dos moldes de injeção, que são as ferramentas para produzir peças injetadas. Como o preparador de máquina ou técnico não conseguem enxergar dentro do molde de injeção, esses profissionais encontram dificuldade em regular máquinas e gerar produtos com qualidade. Por isso, corre-se o risco de ocorrer sérios vazamentos internos de plásticos, ocasionando enormes prejuízos como paradas de máquinas, tempos enormes para manutenção, queima de resistências elétricas, entre outros problemas.

Para isso, a Escola LF desenvolveu o curso para formar profissionais nesta área. Os profissionais vão analisar e conhecer os sistemas de câmara quente, saber efetuar manutenções corretivas e preventivas e entender o comportamento dos materiais plásticos dentro dos moldes de injeção com sistemas de câmara quente. Eles vão até analisar orçamentos dos fabricantes desses sistemas, avaliando tecnicamente a viabilidade ou não do que os fornecedores estão propondo. O aluno vai aprender inclusive a efetuar cálculos para saber em quanto tempo o investimento de um sistema de Câmara Quente ou a adaptação dele em moldes convencionais terá retorno para a empresa .

O conteúdo programático é profundo e bem completo, fornecendo todo o conhecimento necessário para o profissional não precisar de auxílio de colegas ou da chefia. Nas aulas aprenderá, por exemplo, as diferenças principais entre os vários tipos de sistemas, suas peculiaridades e como dar a devida atenção às questões de segurança pessoal e com os moldes.

Uma prática importante que será instruída é a da melhoria da qualidade dos produtos fabricados em moldes com câmara quente sem que gere danos aos sistemas em uso. Assim, evitam-se acidentes, prejuízos e desperdícios.

Certificação

Ao concluir os cursos satisfatoriamente, os formados receberão um certificado exclusivo, que hoje faz a diferença no mercado de plásticos por sua excelência técnica. A Escola LF já criou sua marca e em mais de 25 anos de existência formou mais de 20 mil profissionais.

A Escola LF preparou um e-book gratuito sobre este assunto! Quer ter acesso a este conteúdo exclusivo? Clique aqui!

FONTES: Revista Moldes e Injeções Plásticos, Portal Segs.

Saiba mais em nosso blog