Zonas de mistura como fator de produtividade na extrusão

Conheça mais a fundo sobre as zonas de mistura no processo de extrusão e saiba mais sobre a sua importância.

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia, acaba sendo necessário o conhecimento mais aprofundado e técnico da diversidade de materiais plásticos e suas propriedades de processamento, bem como as configurações especificas de máquina para promover uma transformação satisfatória, garantindo custo e produtividade da produção em questão.

Quando falamos de extrusão, abrimos um leque enorme de variados processos de transformação como sopro, filme, tubos, mangueiras, perfil, granulação entre outros.

Especificamente nesses processos de extrusão, ocorre o questionamento relacionado a vazão e mistura, sempre que desejar aumentar a vazão através da rotação da rosca plastificadora (RPM) irá ter como consequência a perda de mistura (homogeneização).

Esse é um assunto bastante complexo, pois para entendermos essa relação, temos que ter um conhecimento um pouco mais técnico sobre as propriedades de processamento, que envolvem principalmente o índice de fluidez e a temperatura de processo, além de outros fatores importantíssimos como o diâmetro da rosca, taxa de compressão e relação L/D.

As extrusoras possuem uma rosca transportadora geralmente conhecida como convencional possuindo três zonas de distribuição especifica, sendo elas:

• Zona de alimentação;
  • Zona de compressão ou plastificação;
  • Zona de dosagem.

Onde cada zona cumpre um papel especifico no processo de extrusão, favorecendo que o material seja transportado, plastificado, comprimido e homogeneizado ao longo do comprimento da rosca.

A vazão do material favorecida pela rosca plastificadora, pode ser alterada pelo simples fato do índice de fluidez ser diferente, no caso de materiais que possuem um escoamento maior terá uma vazão proporcional relacionada a ela, portanto a capacidade de mistura pode ser comprometida, pelo fato do tempo de residência ser menor e interferindo diretamente na mistura.

Com o avanço tecnológico, fabricantes de máquinas para extrusão começaram a apresentar as roscas com zonas de mistura, portanto uma tecnologia aplicada a muitos anos em outros países, podendo citar alguns tipos:

• Duplo filete, Pinos de mistura, Ponta boleador;
  • Ponta abacaxi, Maddock entre outros, podendo ser usinadas na própria rosca ou ainda intercambiáveis, que dá a condição de escolha conforme o material que será processado.

Este tipo de conceito para as roscas pode apresentar as mais variadas quantidades e tipos de zona de mistura em uma única rosca, tem a função de promover uma condição de homogeneização elevada e devido ao atrito gerado por alguns modelos a melhora da plastificação.

Comparando uma rosca convencional, onde a homogeneização é insatisfatória, com outra tendo zona de mistura, o resultado e significativo, favorecendo assim uma produtividade maior nas mesmas condições de processo.

Não podemos deixar de citar, que essas roscas com zonas de mistura, é um atrativo para o fabricante, onde pode contribuir com L/D mais curtos, isso proporcionado um custo de usinagem e tratamento de superfície, menores.

E podemos perceber ainda que a cada dia máquinas compactas e de alto rendimento está sendo apresentada para o mercado de transformação.

Quer se tornar um profissional qualificado na área de extrusão de plásticos? A Escola LF tem um curso específico para você se qualificar profissionalmente nesta área, acesse nosso site e conheça!

Confira também em nosso blog uma matéria sobre perdas de propriedades no reprocessamento de polímeros.

Autor do conteúdo: Instrutor Sandro José Taveira da Silva

Adicione nosso número aos seus contatos ► (11) 9 6260-2293