Recalque no Processo de Injeção

O recalque no processo de injeção é a pressão do material através de pressão hidráulica que entra após a pressão e tempo de injeção. A pressão e tempo de recalque, dependendo da máquina, são regulados independentes da pressão e tempo de injeção.

A função do recalque é a de evitar que o material retorne da cavidade após o período de injeção, originando peças com chupagem, rugosidades, bolhas e  dimensões fora das especificadas. Após a injeção, a rosca retorna devido a dosagem, sendo que o canal de injeção ainda não solidificou, originando estes problemas, pois a própria rosca puxaria o material da cavidade.

Uma outra função do recalque é a de evitar um esforço muito grande do equipamento, pois se o produto fosse injetado e compactado apenas com a pressão de injeção que deve ser elevada para conseguir preencher a cavidade, o desgaste dos componentes hidráulicos será relevante e o nível de tensionamento do produto também será grande, gerando uma peça quebradiça e com trincas.

Para evitar esses problemas, utiliza-se o recalque com uma pressão geralmente menor que a do preenchimento ou seja, menor que a pressão de injeção. O tempo de recalque programado, pode ser maior, menor, ou igual ao tempo de injeção, dependendo do produto, molde ou material usado.

Preparamos um e-book que explica ainda mais a fundo sobre o recalque no processo de injeção, com o tema RECALQUE ALIVIA INJEÇÃO E EVITA TENSIONAR PEÇAS  onde basta acessar o link e conferir o material. Se você quer se profissionalizar ainda mais na área de injeção, a Escola LF oferece um Curso de Máquinas Injetoras, que capacita os alunos a exercerem funções fundamentais nesse processo, além de aprender a resolver todos os tipos de problemas relacionados.