Polímeros de alta performance para substituição de metais

O excelente desempenho e a versatilidade dos Polímeros de alta performance frente aos materiais metálicos são cada vez mais explorados, não somente no setor de mobilidade, mas
também na indústria de óleo e gás, eletroeletrônica, alimentícia e muito mais setores.

Usualmente, os materiais metálicos carregam características intrínsecas, como rigidez, resistência mecânica, resistência a altas temperaturas, alta densidade, condutividade térmica e elétrica, além de aparência atrativa. Por sua vez, os plásticos mantêm a fama de materiais flexíveis, macios, de baixa densidade, isolantes térmicos/ elétricos e, quando reforçados, com baixa qualidade superficial. A importância de cada uma dessas propriedades depende unicamente da aplicação que, normalmente, exige um mix de especificações.

A utilização de polímero de engenharia e Polímeros de alta performance em substituição aos metais, além de permitir a redução da massa da peça e aumentar sua precisão; também minimiza os custos de produção, pois elimina etapas subsequentes, como usinagem, rebarbação, corte e tratamento superficial de combate à corrosão; fazendo com que o tempo de vida útil da ferramenta seja maior, uma vez que exige menores temperaturas de processamento, reduzindo também o consumo de energia; e substancialmente diminuindo despesas de transporte e de descarte, sendo esta última sustentada pela alta reciclabilidade.

A tecnologia não para por aí. A demanda por polímeros avançados que atendam as mais exigentes aplicações
tem mexido com a estrutura dos fabricantes para a melhoria contínua de seus produtos.

Quer saber mais sobre este assunto? Acesse aqui a coluna sobre este assunto que a Engenheira de Desenvolvimento e Analista Técnica do Processo de Injeção plástica formada pela Escola LF, Larissa Rodrigues Mendes, escreveu para a Revista Plástico Moderno.

Está pensando em se especializar na área de plásticos? Conheça aqui todos os cursos que a Escola LF oferece neste setor, sendo possível se especializar em diferentes processos de transformação, polímeros e ainda em diferentes áreas específicas do segmento plástico.