Óleo hidráulico – A importância da análise e coleta de amostras

Óleo hidráulico - A importância da análise e coleta de amostras

Em nosso post anterior, destacamos a importância do sistema hidráulico, seus componentes e algumas propriedades essenciais do óleo hidráulico, apresentaremos agora algumas análises realizadas com o óleo hidráulico, incluindo considerações fundamentais para a sua coleta.

A maioria das máquinas de transformação de plástico são hidráulicas, ou seja, precisam desse tipo de fluido para gerar movimentos e força. E para aprofundar o estudo sobre o assunto, o diretor da Escola LF, Alexandre Farhan realizou uma visita na empresa Promax Bardahl, que é nossa parceira, e possui um laboratório de última geração.

O engenheiro Arley Barbosa da Silva, responsável pelo Departamento Técnico de Engenharia e Lubrificação da empresa, explicou alguns aspectos, até mesmo com um laudo de análise do sistema hidráulico de um cliente do setor.

A análise do óleo lubrificante é uma das mais importantes ferramentas da manutenção preditiva, permitindo avaliações rápidas e precisas sobre a condição dos equipamentos.

A partir das análises, verifica-se o desgaste de peças móveis e a presença de substâncias contaminantes, promovendo a ampliação do tempo de vida útil dos equipamentos das empresas.

Para que a amostra tenha valor, ou seja, forneça as informações necessárias, é preciso padronizar o procedimento de coleta de amostras. Você pode conferir essas boas práticas na Matéria completa que foi publicada na Revista Plástico Moderno pela Escola LF em parceria com o engenheiro Arley Barbosa da Silva da Promax Bardahl.

Para exemplificar a importância dessa análise e mostrar como é apresentado o laudo de procedimento de coleta de amostra de um óleo lubrificante, exemplificamos também na matéria completa um caso de uma empresa que produz peças por injeção plástica para o mercado automotivo, cliente da Promax Bardahl.

O estudo permite concluir que, com o monitoramento correto e adequando, o período de troca do lubrificante hidráulico que, em geral, é realizado uma vez por ano pode chegar ao dobro, o que se traduz em economia e maior produtividade.

Adicione nosso número aos contatos do seu celular para receber conteúdos técnicos GRATUITOS como este ► (11) 9 6260-2293

Curta nossa página no Facebook ► https://www.facebook.com/escolalf

Siga a Escola LF no Instagram ► @escolalf