Polímeros na área médico-hospitalar

O uso de polímeros de alta performance tem conquistado seu espaço nos mais diversos segmentos. Confira neste artigo mais sobre os polímeros na área médico-hospitalar.

Os polímeros estão entre os materiais mais utilizados na medicina. Os resultados vão desde artigos de contato de curto prazo, como recipientes, seringas, cateteres e máscaras faciais, até próteses, implantes e os próprios instrumentos médicos.

Não somente na área médico-hospitalar, mas em todos os outros setores, é imprescindível que requisitos críticos sobre a compatibilidade da matéria-prima em projeto sejam estudados, garantindo a escolha ideal à longevidade e confiabilidade do produto.

O nível de cuidado com que são desenvolvidos os produtos na área da saúde é medido pela correta seleção de materiais, por exemplo, uma peça feita em polímero que apresenta baixa resistência química a um solvente em específico, ao entrar em contato com ele, pode apresentar fissuras, perda de cor e até mesmo solubilização. Com a propagação destas fissuras e trincas, o polímero vem a falhar mecanicamente, gerando um risco muito grande ao profissional e ao paciente.

Quer conhecer materiais utilizados na área médico-hospitalar, assim como suas características, importância e muitos outros cuidados em relação aos projetos? Acesse aqui a coluna sobre este assunto que a Engenheira de Desenvolvimento e Analista Técnica do Processo de Injeção plástica formada pela Escola LF, Larissa Rodrigues Mendes, escreveu para a Revista Plástico Moderno.

Está pensando em se especializar na área de plásticos? Conheça aqui todos os cursos que a Escola LF oferece neste setor, sendo possível se especializar em diferentes processos de transformação, polímeros e ainda em diferentes áreas específicas do segmento plástico.

Se você quer se especializar na área de polímeros, na Escola LF oferecemos o curso de Analista técnico em Materiais Plásticos, onde os alunos aprendem de forma prática e didática sobre os Principais processos de transformação utilizados no segmento plástico, as Aplicações, propriedades e características de processamento dos principais materiais commodities, polímeros de engenharia e de alta performance,  principais ensaios realizados em laboratório e ainda estuda as principais técnicas de obtenção dos polímeros e as principais cargas e aditivos utilizados nas resinas plásticas, bem como as propriedades térmicas, mecânicas, químicas e físicas dos materiais plásticos.