O que são plásticos? De onde eles vêm?

Apesar de estarem presentes no nosso dia a dia, muitas pessoas ainda se perguntam, o que são plásticos? Esses materiais nada mais são que polímeros sintéticos que possuem aspectos similares com resinas naturais, que normalmente são encontradas em árvores.

Eles são formados por macromoléculas, que são caracterizadas por serem repetições múltiplas de unidades químicas simples. Basicamente, são obtidos através de resinas derivadas do petróleo, que são obtidas por meio de uma série de processos de refinamento.

Podem ser divididos em dois grupos os termoplásticos e os termofixos. O primeiro grupo são dos plásticos mais “moles” que podem ser modelados várias vezes por meio de mudanças de temperatura e pressão. Já os termofixos são feitos a partir de reações químicas especificas que impedem sua remodelagem.

Mais do que simplesmente saber o que são plásticos, é muito importante que você saiba todo o mercado lucrativo no qual esse material está inserido. Por ser extremamente versátil e resistente, ele tem sido amplamente usado na produção de diferentes tipos de produtos, por empresas de segmentos diversificados.

O que são plásticos reciclados e quais as diferenças para os comuns?

Os plásticos reciclados nada mais são que materiais obtidos pelo reaproveitamento de resíduos descartados, ou, que sobraram na realização de processos indústrias. Em relação a composição, eles não possuem diferença nenhuma dos comuns.

O que muda de um para o outro é o processo de produção. Enquanto os plásticos comuns são obtidos por meio do refinamento de resinas derivadas do petróleo, os reciclados vêm da reutilização de produtos já fabricados com esse material, como, por exemplo, garrafas PET e embalagens diversas.

Atualmente, a indústria do plástico tem mostrado excelentes resultados. Contudo, um dos fatores que prejudica o seu crescimento é a falta de mão de obra qualificada. Isso porque, para lidar com esse tipo de material são necessários funcionários com qualificações específicas.

Por conta disso, fazer um curso de capacitação nessa área é um ótimo investimento. Isso porque, além de ser um segmento em constante crescimento, a busca por profissionais certificados é alta, logo, o leque de oportunidades de atuação é bem vasto.

Como o plástico está presente no nosso dia a dia?

Agora que você já sabe o que são plásticos, é importante que você saiba como eles estão presentes no nosso dia a dia. Como são materiais extremamente versáteis, eles podem ser encontrados em vários tipos, e utilizados de diferentes maneiras.

• PET: O polietileno tereftalado é o plástico mais popular. Com ele, são feitas as embalagens de modo geral, mas, principalmente, as de produtos de limpeza, de refrigerantes e produtos farmacêuticos.
  • PEAD: O polietileno de alta densidade também é usado na confecção de embalagens, mas, para produtos que possuem componentes químicos, tais como: cosméticos, produtos de limpeza, tanques de combustível para automóveis entre outros.
  • PVC: O policloreto de vinila é um material bem versátil. Podem ser utilizados tanto na produção de galões de água mineral, como, também, em tubos e conexões de encanamento. Além disso, também é usado na fabricação de calçados, equipamentos médico-cirúrgicos, esquadrias e revestimentos.
  • PEBD: O polietileno de baixa densidade é um plástico bastante utilizado em produtos que precisam de mais elasticidade, por isso, é muito usado na produção de embalagens de alimentos, sacos para lixo, rótulos de brinquedos entre outros utensílios.

Mais do que saber o que são plásticos, é essencial que você tenha conhecimento sobre como eles são utilizados no dia a dia. Dessa maneira, é possível ter uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho envolvendo esse material tão popular.

Como se tornar um profissional na área de plásticos em São Paulo?

A cidade de São Paulo sempre foi considerada a Capital da indústria. Isso porque, nela ficam localizadas mais de cinco mil empresas que utilizam a matéria-prima nos seus processos de produção. Não é à toa que os profissionais especializados nessa área são tão procurados.

Para ingressar nesse segmento, é muito importante que você tenha em mente que ele exige constante aperfeiçoamento. Isso porque, com o avanço tecnológico em que vivemos, novos métodos e processos surgem com rapidez, exigindo, assim, que os profissionais se adaptem.

O primeiro passo para trabalhar nesse mercado você já deu, que é saber o que são plásticos e como eles são importantes para a economia, agora, o que você precisa fazer é investir em um curso de qualidade. Se você mora na Zona Leste de São Paulo, a Escola LF é a melhor opção. Além de oferecer várias modalidades ela possui uma ótima infraestrutura.