Como os plásticos são reciclados?

A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força. Isso porque, as pessoas têm percebido que se mantermos o ritmo de consumo, logo, não nos restaram recursos naturais. Por conta disso, várias medidas sustentáveis estão sendo tomadas. Hoje, por exemplo, plásticos são reciclados e se tornam novos produtos.

Além de ser uma forma de combater o desperdício, essa forma de reciclagem é uma excelente fonte renda para quem busca uma profissão inovadora. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, 11.465 empresas cadastradas na ABIPLAST utilizam plásticos na fabricação de produtos

Contudo, um dos grandes fatores que interferem no crescimento desse método é a falta mão de obra qualificada. Hoje, os plásticos são reciclados por meio de processos específicos, que precisam de profissionais qualificados. Por conta disso, essa é uma área ideal para quem quer crescer profissionalmente.

Além de estar em constante expansão, a reciclagem de plásticos é uma tendência que pode trazer uma série de benefícios para o trabalhador. Isso porque, esse método pode ser utilizado em empresas de diferentes segmentos, ampliando, assim, o leque de oportunidades do profissional.

Que tipos de plásticos são reciclados?

Com a evolução das tecnologias de reciclagem, atualmente diversos tipos de plástico podem ser reciclados, desde os mais comuns, como garrafas de refrigerante, até os mais complexos, como componentes de eletrônicos. Confira abaixo uma lista com alguns tipos que podem ser reutilizados.

• Garrafas PET: São os materiais mais comuns e que podem ser reaproveitados mais facilmente. Quando recicladas, se tornam fibras para a produção de diversos produtos, principalmente embalagens.
  • Canos de PVC: Por serem mais resistentes, geralmente são transformados em materiais como tubulações para esgoto, cones de tráfego e cabos diversos.
  • Componentes plásticos usados em eletrodomésticos: São componentes ideais para empresas que buscam materiais petroquímicos básicos. Ao passarem pelo processo de reciclagem química, podem ser transformados em matéria-prima refinada para produtos de alta qualidade.

Esses são apenas alguns tipos de plásticos que podem ser reciclados. Tenha em mente que cada um deles precisa passar por um processo de reciclagem específico, que necessita de mão de obra qualificada. Por conta disso, se especializar nessa área é uma ótima oportunidade para sua carreira profissional.

Quais são os processos de reciclagem de plásticos que existem atualmente?

Agora que você já sabe que tipos de plásticos são reciclados, é importante conhecer, também, os principais métodos de reciclagem utilizados pelas empresas atualmente. Cada um deles possui características específicas e são destinados a determinados tipos de produtos, confira abaixo.

• Reciclagem Mecânica: É o método mais utilizado, pois, nele podem ser utilizados desde restos de plásticos de processos industriais, até aqueles recuperados com a coleta seletiva. Nele os plásticos são reciclados por meio da transformação da matéria prima em grânulos.

Os materiais são recolhidos por meio da coleta seletiva, separados por tipos, e limpos. Em seguida, eles passam por máquinas e procedimentos que os transformam em pequenos pedacinhos que são usados na produção de novos produtos.

• Reciclagem Química: Esse é um método mais específico e elaborado. Isso porque nele os plásticos são reciclados para a utilização em produtos de maior qualidade. Nele, os resíduos são tratados até se tornarem materiais petroquímicos básicos.
  • Reciclagem Energética: Nesse processo, os plásticos são reciclados até se transformarem em energia térmica ou elétrica. Além disso, os materiais, após tratados, podem ser utilizados como combustível, o que é ideal para países que procuram alternativas energéticas sustentáveis.

Atualmente, os plásticos são reciclados utilizando um desses três métodos. Com eles, é possível reaproveitar ao máximo os materiais, dando novos destinos para resíduos que antes eram descartados. Além de serem sustentáveis, esses processos também tendem a ser mais em conta para as empresas.

Como se especializar na reciclagem de plásticos?

Se você mora na Zona Leste de São Paulo, uma ótima opção é a Escola LF, isso porque, além da instituição oferecer uma série de cursos profissionalizantes na área, ela fica localizada em uma região na qual a oferta de empregos para esse tipo de mão de obra qualificada é muito alta.

Além de aprender como os plásticos são reciclados, nela você também conseguirá qualificação para trabalhar com diferentes tipos de processo de reciclagem, bem como conhecer empresas que atuem com esse tipo de método, conseguindo, assim, estimular a sua carreira profissional.