O que todo mundo deveria saber sobre os plásticos

Esses materiais são essenciais para o nosso dia a dia. Além de estarem presentes em várias embalagens de produtos que consumimos, eles também compõem eletrodomésticos e eletrônicos. Contudo, existe uma série de coisas que você precisa saber sobre os plásticos.

Esse material é amplamente utilizado por diversas empresas, isso porque, ele é extremamente versátil, podendo ser modelado de diferentes maneiras. Por conta disso, a demanda por produtos de plástico é alta, bem como a de mão de obra qualificada para atuar nesse segmento.

Saber sobre os plásticos atualmente é essencial para quem deseja entrar um mercado que tem registrado excelentes números. Para se ter uma ideia, em 2017, segundo Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o setor deve registrar um faturamento de R$ 56,3 bilhões.

Por conta disso, milhares de empresas tem buscado profissionais qualificados que possam atuar nesse segmento. Desde no manejo de matéria prima, até a finalização de produtos e peças que tenham como matéria-prima esse material tão utilizado atualmente.

O que você precisa saber sobre os plásticos e suas diferentes utilizações

Antes de tentar ingressar nesse mercado de trabalho, é muito importante você saber sobre os plásticos. Com certeza o material não é estranho aos seus ouvidos, contudo, existem algumas curiosidades sobre ele que vão te surpreender.

• Então presentes em vários produtos do dia a dia: De embalagens de alimentos até componentes de eletrodomésticos e eletrônicos, os plásticos são utilizados como matéria-prima na fabricação de diferentes itens que usamos diariamente.
  • Podem ser reciclados inúmeras vezes: Muitas pessoas também não sabem, mas vários tipos de plásticos podem ser reciclados diversas vezes. Por meio de processos específicos, eles são transformados em granulados ou novamente em resina petrolífera podendo ser reutilizados.
  • São a principal matéria-prima de várias empresas: Outra curiosidade que você precisa saber sobre os plásticos é que eles são usados por diferentes empreendimentos. É possível encontrar a matéria na linha de produção de montadoras, como também, de empresas de alimentos.

Tenha em mente que saber sobre os plásticos é o primeiro passo para que você possa ingressar nesse setor. Além ampliar a sua visão sobre o segmento, dessa maneira você também conhecerá as diferentes oportunidades que essa matéria-prima tão versátil oferece atualmente.

Demanda de mão de obra qualificada para o setor

O setor brasileiro de plástico tem grandes expectativas para esse ano. Em relação a produção produtos plásticos, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), espera que o segmento tenha um aumento de 2,15%, em relação a 2016.

Além disso, levanto em conta que no ano passado as exportações brasileiras de poliolefinas registraram uma alta de 20,2%, número recorde no segmento, nesse ano as expectativas é que ele bata essa porcentagem novamente, gerando, assim, mais rendimentos e estimulando a economia brasileira.

Levando em conta esses números, a demanda de mão de obra qualificada para o setor também irá aumentar. Atualmente, as empresas já têm procurado cada vez mais profissionais qualificados para trabalhar na área. Contudo, com o reaquecimento da economia, esse índice deve aumentar ainda mais.

Outro fator que também deve interferir na demanda de mão de obra qualificada é a quantidade de tecnologias específicas para o reaproveitamento de plásticos. Como a reciclagem é uma tendência que tem se tornado cada vez mais forte, cresce, também, o número de vagas para profissionais especializados.

Por conta disso, saber sobre os plásticos e realizar cursos profissionalizantes com certeza irá ampliar seu leque de oportunidades nesse setor, sem conta que no crescimento da sua carreira profissional por conta da grande gama de segmentos que trabalham com esse material.

Como se tornar um profissional do ramo de plásticos

Se você deseja obter qualificação nessa área, é muito importante realizar um curso de qualidade. Por conta disso, se você mora na Zona Leste de São Paulo, a melhor opção é a Escola LF. Isso porque, ela possui uma série de opções eu seu catálogo, ideais para quem busca se profissionalizar.

Além de saber sobre os plásticos, você também aprenderá a lidar com diferentes tipos de maquinários, bem como o funcionamento de diversos processos que envolvem a matéria-prima. Dessa maneira, seu leque de oportunidades com certeza irá aumentar e você poderá alavancar sua carreira profissional.