Medidas exigidas pela norma NR-12

A norma NR 12 – Segurança para máquinas injetoras de plásticos, tem como objetivo garantir que as máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador e todos os envolvidos direta ou indiretamente com os equipamentos, Para isso, um dos quesitos mais importantes é que os mesmos precisam realizar treinamentos específicos na área.

Dentro do conteúdo programático do Curso de Máquinas Injetoras da Escola LF, a NR12 para injetoras de plásticos será abordada, onde o aluno pode inclusive sair com um certificado de segurança para máquinas injetoras incluso no curso, além do certificado de operador técnico em máquinas injetoras, preparador técnico em máquinas injetoras ou analista técnico do processo de injeção.

Segundo a NR 12, é de responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos. Ou seja, é a empresa que deve garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Por isso, além de estar dentro do conteúdo programático do curso de máquinas injetoras realizado na Escola LF, este treinamento pode ser realizado in company, em empresas localizadas em qualquer região do país, para atender as exigências da NR12.

Este curso é ministrado por instrutores credenciados e qualificados de acordo com as exigências da NR 12 e Convenção Coletiva de Prevenção de Acidentes em Máquinas Injetoras de plásticos.

Conheça algumas medidas exigidas pela norma NR12 para garantir a segurança dos trabalhadores

Medidas de proteção coletiva previstas pela NR-12:

Para atender esta medida, devem ser analisadas previamente cada tipo de máquina ou sistema de operação, pois cada um possui um tipo de proteção coletiva necessário, mas basicamente é necessária a instalação de proteções físicas fixas nas áreas de risco das máquinas injetoras.

Medidas administrativas previstas pela NR-12:

Para que os sistemas de segurança e medidas de proteção funcionem, todos os envolvidos direta ou indiretamente com o processo e as máquinas injetoras devem estar treinados. O treinamento deve ser periódico e devidamente documentado.

Medidas de proteção individual previstas pela NR-12

Devem ser aplicadas durante a jornada de trabalho, com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), prevendo o tempo de exposição a fatores de riscos.

O Ministério do Trabalho e Emprego está autorizado a realizar visitas a toda e qualquer empresa para realizar a fiscalização, durante a visita, o fiscal verifica se a empresa cumpre com todas as exigências da NR12. O risco da empresa não se adequar à NR 12 é alto, em alguns casos, os fiscais fazem apenas notificações e indicam novos prazos para que a empresa se adéqüe, mas também podem aplicar multas, que em geral são altíssimas, chegando até a 50 vezes do valor de cada equipamento não adequado.

Se você é profissional da área e necessita de qualificação profissional, conheça o curso completo de Máquinas Injetoras, que conta com carga horária de 150h, onde o aluno poderá conhecer desde os materiais plásticos, sabendo a identificar e classificar cada um deles, conhecerá as máquinas injetoras e seus tipos, terá o treinamento de segurança e NR12 e irá conseguir analisar os principais defeitos das peças plásticas, conhecendo suas causas e propondo soluções, melhorando significativamente o processo produtivo.

Já se a sua empresa precisa treinar e qualificar os colaboradores para atender as exigências da NR 12, ou para melhorar o seu processo produtivo, entre em contato conosco para receber uma proposta para a realização de treinamento in company.