Conheça o processo de Sopro de Plásticos

O processo de sopro de plásticos por extrusão torna possível a confecção de produtos ocos para as mais variadas aplicações no segmento, alimentício, hospitalar, farmacêuticos, cosméticos, automobilístico, brinquedos e etc.

A moldagem consiste na extrusão do polímero na forma cilíndrica e oca ou simplesmente mangueira, chamada tecnicamente de parison com sua formação na vertical, onde a mesma, através do tempo e pressão de sopro receberá o ar comprimido internamente no molde, assumindo então a forma desejada, e após resfriamento ocorrerá a extração do produto dando inicio ao novo ciclo.

Atualmente encontramos uma variedade de máquinas de sopro de plásticos, dividindo- se em processo de sopro por extrusão continua e acumulação.

A extrusão continua é o processo no qual o parison e formado continuamente, ou seja, sempre com fluxo constante, podendo formar parison simples, duplo, triplo e etc., conforme configuração do cabeçote e molde.

Já a extrusão por acumulação a configuração e processo de formação do parison são diferentes, o cabeçote possui uma câmara acumuladora onde o polímero e armazenado de acordo com a carga estipulada e posteriormente o parison é formado pela ação do pistão hidráulico que é um elemento que compõe o cabeçote, posteriormente ocorrendo o sopro e a formação do produto na cavidade do molde.

Já escrevemos em nosso blog, outro artigo informativo sobre a Importância dos Cabeçotes de Sopro onde você pode encontrar dicas precisos de como trabalhar de uma maneira mais correta com as máquinas de sopro de plásticos. Ou, se você tiver interesse sobre Sopro de PET já escrevemos sobre este assunto.

Preparamos também um e-book gratuito, onde você pode encontrar ainda mais informações sobre o sopro de plásticos, através do cabeçote de sopro convencional, clique aqui para acessar.

Caso você queira se profissionalizar nesta área e operar de maneira correta as máquinas de sopro de plástico, a Escola LF oferece um curso profissionalizante com foco neste processo. Conheça nosso curso e torne-se um profissional qualificado e faça a diferença no mercado de trabalho.