Escolha a injetora ideal para a sua empresa

Existem diversos fabricantes, modelos e características de máquinas injetoras, você sabe como escolher a injetora ideal para a sua empresa? Saiba aqui!

Qual a melhor injetora do mercado? Essa é uma pergunta freqüente entre as pessoas que trabalham no setor plástico ou possíveis compradores de máquinas injetoras, mas não existe uma resposta exata para esta pergunta.

Para encontrarmos a resposta, devemos conhecer antes as características do  produto a ser injetado, as características da máquina e do molde. Sem essas informações, você não conseguirá escolher a injetora ideal para sua empresa.

É através de um simples check-list que iniciamos a escolha da máquina injetora ideal para a sua empresa.

Quando falamos de uma máquina injetora ideal para sua empresa, seja para sua aquisição ou para o processo produtivo em geral para que será utilizada, estamos falando em algo muito maior, que não abrange apenas a compra da máquina, mas também a análise dos materiais que você utilizará, se serão necessários periféricos, dispositivos opcionais que a máquina precisa contar, entre outros aspectos.

Cada produto a ser injetado, necessita de uma máquina injetora com características específicas, por isso, não acredite em “milagres” de que qualquer injetora será ideal para a sua empresa. A máquina escolhida deve cumprir os requisitos necessários para o produto que você vai injetar!

Podemos comparar as máquinas com os carros. Imagine um super carro esportivo sendo comprado para trabalhar e ser utilizado em uma fazenda, ou um trator que você irá utilizar no dia a dia rodando em estradas de alto tráfego, são cenários que não conseguimos imaginar, e que na prática também não funcionam, e com as máquinas injetoras pode facilmente acontecer uma situação semelhante.

Portanto, antes de realizar a compra de qualquer máquina ou equipamento, busque conhecimento, faça uma análise com as características do seu produto, do molde e da máquina como:

Dimensões do molde:  Altura, largura e comprimento

Capacidade de injeção: Peso total do produto a ser injetado, se a máquina tem a capacidade de injetar o volume de resina a ser moldado (peso Máximo a ser injetado observado tempo de residência da resina).

Força de fechamento: Quanto de força a máquina precisa ter para manter o molde travado durante o período da injeção, se a máquina tem a força necessária para manter o molde travado durante a fase de injeção.

Ciclo: Tempo estimado que a máquina levará para fabricar esse produto

Material a ser injetado: Polímero ou resina que esse produto irá ser fabricado

Exigências técnicas: Quais as exigências com medidas, pesos, normas, etc.

Dimensões do produto: Espessuras de paredes do produto a ser injetado e comprimentos de fluxo

Tipo de extração: Se vamos precisar de extração por machos hidráulicos, extração pneumática ou especiais e se a máquina atende o curso de extração do produto.

Manutenção: Acesso fácil a peças mecânicas, hidráulicas, elétricas e principalmente eletrônicas, além da mão de obra especializada (um bom pós-venda).

Distancia entre colunas: Distancia entre tirantes (colunas) para sabermos se o molde entra na máquina ou se não pode ter colunas.

Abertura máxima e mínima entre placas: Saber se a máquina comporta o molde em relação ao tamanho (ALTURA DO MOLDE).

Pressão de injeção: Se a máquina tem pressão suficiente injetar esse produto.

Velocidade de injeção: Se a máquina tem velocidade de injeção suficiente para injetar esse produto e se há necessidade de atender o ciclo

– Ciclos muito baixos exigem máquinas diferenciadas em relação a robustez do chassi, precisão em válvulas e se devemos optar por máquinas hibridas ou elétricas.

Se atende a necessidade de robôs: Se você vai usar este equipamento, a máquina deve vir com a comunicação entre ambos (interface).

Geometria de rosca: Se a geometria de rosca atende as características da resina a ser injetada.

Precisão: Se a máquina atende as exigências nesse requisito ou se não é necessário, como por exemplo, injetar peças que não exigem medidas e propriedades específicas.

Economia: Eficiência energética (tipo de acionamento).

Com essas informações em mãos podemos iniciar a escolha da máquina injetora ideal para sua empresa e que será a máquina certa para o processo de transformação de um produto específico. Não esquecendo que essa máquina deve ter um bom custo benefício, sem prejudicar o desempenho do processo produtivo.

Essas, são características básicas a serem observadas antes de realizar a aquisição da injetora, mas existem casos que são exigidos mais recursos. Nesses casos os fabricantes de máquinas injetoras oferecem soluções especiais para atender as necessidades do processo.

Não podemos esquecer dos periféricos como, controladores de temperatura para os moldes, torres de resfriamento adequadas, secadores de resinas, esteiras, robôs e mão de obra qualificada.

Lembrando que esses periféricos também devem ser dimensionados para que possamos ter um bom desempenho no processo produtivo.

Não é tão simples quanto se imagina escolher uma máquina injetora ideal para a sua empresa, e também não é tão fácil como se pensa para iniciar a produção de produtos plásticos. Por isso, antes de se arriscar em um novo segmento, é importante que se busque conhecimento para não enfrentar problemas e prejuízos no futuro.

A Escola LF é especialista no segmento plástico, oferecendo cursos, treinamentos e assessorias nesta área desde 1995. Se você pretende ingressar neste segmento, que a cada dia ganha mais espaço no mercado, entre em contato conosco, conheça nossos cursos e tire suas dúvidas.

Autor do conteúdo: Instrutor Ronaldo Gomes de Morais

Adicione nosso número aos seus contatos ► (11) 9 6260-2293

Curta nossa página no Facebook ► https://www.facebook.com/escolalf

Siga a Escola LF no Instagram ► @escolalf

Acesse nosso site ► https://escolalf.com.br/

Posts recentes

Compartilhe esse Post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Respostas de 4

  1. Gostaria de produzir alguma peça de plástico de alta procura no mercado .
    E de fácil fabricação .
    Gostaria de algumas ideias , para um novo desafio , gostaria de trabalhar com produção de algo de grande necessidade industrial ou do varejo .

    1. Anderson, antes de iniciar a produção de qualquer produto, busque conhecimento técnico para isso! Entre em contato com a gente por telefone ou por whatsapp que podemos orientar o melhor curso para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×