Curso de Materiais Plásticos Online e ao vivo

R$1.450,00

ANTES DE FAZER SUA MATRÍCULA ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA CONFERIR AS DATAS DE INÍCIO DISPONÍVEIS.

Aprofunde-se no mundo dos materiais plásticos com nosso Curso de Materiais Plásticos Online. Descubra os principais tipos de plásticos utilizados na indústria, desde commodities até materiais de alta performance. Domine as características de processamento, propriedades e aplicações, entendendo seu comportamento nas máquinas de transformação. Aprenda sobre ensaios mecânicos e térmicos essenciais, e interprete datasheets de fabricantes para uma escolha informada.  O Curso de Materiais Plásticos Online Indicado para empreendedores, operadores, engenheiros e diversos profissionais do setor.

Fora de estoque

Saiba mais sobre - Curso de Materiais Plásticos Online e ao vivo

Objetivos do Curso de Materiais Plásticos Online e ao vivo

• Conhecer os principais materiais plásticos de mercado (commodities, de engenharia e de alta performance), suas principais características de processamento, propriedades e aplicações, bem como os seus comportamentos nas máquinas de transformação de plásticos, entendendo os conceitos de viscosidade e fluidez e os aspectos relacionados à umidade das resinas e o comportamento de materiais virgens,  reciclados e com cargas no processo, identificando-os e solucionando problemas.
  • Noções básicas sobre os principais ensaios mecânicos e térmicos realizados em materiais plásticos como: tração, impacto, flexão, dureza, compressão, HDT, DSC, TGA, vicat e fluidez
  • Obtenção dos materiais plásticos classificando-os com os principais termos utilizados pelos técnicos e datas-sheets dos fabricantes:
    • Termoplásticos e termofixos
    • Homopolímeros, copolímeros, terpolímeros e blendas
    • Amorfos e cristalinos

Publico Alvo

O publico alvo sugerido para o Curso de Materiais Plásticos Online e ao vivo é composto por:

Empreendedores que queiram entrar na área de reciclagem ou comprar máquinas extrusoras de granulação e outros processos de plásticos, operadores e reguladores de máquinas injetoras, sopradoras e extrusoras, preparadores de resinas, vendedores e compradores de matérias-primas, cargas, aditivos e master-batch, engenheiros de desenvolvimento de produtos, gerentes, supervisores, técnicos em química e de processo, projetistas de moldes de injeção, auditores da qualidade, técnicos de laboratório, recicladores de plásticos, programadores de produção – PCP, desenvolvedores de embalagens, etc.

Conteúdo Programático do Curso de Materiais Plásticos Online:

Aplicações, propriedades e siglas dos materiais plásticos

• Você escolhe até 3 resinas que gostaria de aprender nesse curso, onde serão abordados as siglas, características de processo, propriedades como resistência química, resistência ao impacto, à flexão, às intempéries, etc. auxiliando-o principalmente em novos desenvolvimentos de produtos
  • Pigmentos aplicados às resinas virgens e recicladas: Master-Batch
  • Propriedades particulares que envolvem o comportamento desses materiais no processamento.

Obtenção dos materiais plásticos

• Entender como os materiais plásticos são obtidos através dos monômeros que são introduzidos em reatores gerando a reação de polimerização.

Classificação dos materiais plásticos

• Classificações que envolvem o comportamento desses materiais no processamento.
  • Termoplásticos e termofixos: suas diferenças e cuidados. Por exemplo, se um reciclador que não sabe o que é um PP ou PE reticulado, comprar um lote de toneladas destes materiais achando que é simplesmente um PP ou PE normal e acreditando que está tendo vantagens, o prejuízo será muito grande, chegando a milhões de reais e não terá como recuperar esse grande prejuízo.
  • Através da reação de polimerização, entender os conceitos de homoplolímeros, copolímeros, terpolímeros e blendas.
  • Amorfos e cristalinos: esse assunto não é só para falar que um é transparente e o outro opaco. Por trás disso se esconde muitas coisas importantes que você vai entender e poderá utilizar quando tiver problemas com medidas de peças e até utilizar esses conceitos em projetos de moldes, sabia disso?

Propriedades de processamento

• As 4 principais propriedades que devemos conhecer no processamento dos plásticos: as temperaturas, viscosidade / fluidez, contração e higroscopicidade.

Ensaios mecânicos e térmicos

• Passar noções básicas sobre os principais ensaios mecânicos e térmicos realizados nos materiais plásticos:
    • Compressão, flexão e tração
    • Impacto: Izod e Charpy
    • Dureza: shore A e D
    • HDT e VICAT
    • Índice de fluidez: plastômero
    • DSC e TGA
  • Entender e interpretar um data-sheet (principais dados) de uma resina fornecida pelo fabricante

Certificado e material didático do Curso de Materiais Plásticos Online:

Você receberá as apostilas “durante o curso” (nem antes e nem depois) por email ou através do GRUPO de whatsapp que será criado com todos os participantes.

O certificado será enviado por email após a conclusão do curso, CASO VOCÊ SEJA APROVADO, e será DIGITAL para imprimir na sua casa.