Polímeros – Conhecer as Resinas é fundamental

O universo plástico é repleto de vertentes, porém devemos nos atentar a dois elementos importantes: O Processo de transformação e as resinas.

Quando falamos de resinas podemos classificar inúmeros materiais sintéticos que são agrupados em 3 categorias: commodities, plásticos de engenharia e os materiais de alta performance.

Já quando o assunto é processo de transformação os mais conhecidos são  injeção, sopro, extrusão, termoformagem a vácuo, rotomoldagem, compressão, calandragem e outros.

Os processos são diferentes e empregam ferramentas adequadas às suas necessidades. Cada processo encontra um tipo de dificuldade e as exigências sobre a qualidade estão cada vez mais minuciosas. Sabemos que todos os processos são importantes, mas na coluna que redigimos para a Revista Plástico Moderno demos ênfase para a Injeção, que é atualmente o processo mais utilizado pelas indústrias!

As injetoras chegaram ao mercado com uma ótima solução e dia-a-dia especialistas buscam novas tecnologias para estas máquinas. Apesar de toda evoluções que a tecnologia nos oferece, não podemos deixar de nos atentar a aquilo que é o fator decisivo na hora da fabricação de uma peça: o material!

O Polímero pode ser dividido em duas categorias: amorfos e cristalinos.

Amorfos

São transparentes por conta de suas moléculas se encontrarem desarranjadas no estado sólido, fazendo com que fiquem espaços vazios entre elas e, assim, apresentando-se transparentes como o vidro. Ex: Poliestireno Cristal (PS), Acrílico (PMMA), Policarbonato (PC), Estireno-Acrilonitrila (SAN) e o Policloreto de Vinila (PVC).

Cristalinos

Já os polímeros cristalinos possuem moléculas organizadas que se completam; a junção e organização destas moléculas não deixa a passagem de luz ocorrer e resultam em materiais opacos. Ex: Polietilenos (PE), Poliacetais (POM), Poliésteres como o Polibutileno Tereftalato (PBT) e as Poliamidas 6 e 6.6 (PA).

Vale lembrar que NENHUM MATERIAL É 100% AMORFO OU CRISTALINO, sempre temos regiões cristalinas nos polímeros amorfos e vice-versa. Você pode categorizar seu material de acordo com o maior número de regiões Amorfas ou Cristalinas encontrados no mesmo; temos ainda uma outra definição encontrada em literaturas que é a semicristalina, que acontece quando o polímero amorfo não tem a quantidade de cristais necessários para se tornar cristalino.

Na coluna que publicamos na REVISTA PLÁSTICO MODERNO nós explicamos todo o processo, as dificuldades e também algumas das soluções para o processo de injeção! Clique aqui para ver matéria Polímeros – Conhecer as Resinas é fundamental.

A Escola LF tem a missão de transmitir conhecimento, técnicas que facilitem sua produção e conceitos que ajudarão no seu crescimento. Hoje nós temos em nossa grade os Cursos de Polímeros e também de Injeção de Plástico, Sopro e Extrusão que dão todas as direções para você obter excelência na produção de peças injetadas, sopradas e extrudadas. Não deixe de aprender um pouco mais!

 

Posts recentes

Compartilhe esse Post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×