Você sabe qual a tecnologia envolvida para processar os plásticos?

Você já percebeu que o plástico está em praticamente tudo o que usamos. Seja uma pequena peça até um grande material de segurança, praticamente tudo envolve o uso de plástico. Mas você sabe qual é a tecnologia envolvida para processar os plásticos?

Por trás da fabricação do plástico existe um amplo processo químico que demanda o envolvimento de diversos profissionais preparados.

A seguir vamos explicar como funciona a fabricação é qual é a tecnologia envolvida para processar os plásticos.  Acompanhe.

Veja aqui os passos da tecnologia envolvida para processar os plásticos

A matéria-prima para a fabricação do plástico é o petróleo. Esse combustível tão valioso nos dias atuais, e que envolve tanto dinheiro em sua compra e venda, é também essencial para a criação de pequenos e grandes objetos.

Para que o plástico seja criado, o petróleo é enviado para uma refinaria, onde será destilado, transformando-se em diversas composições como a nafta, a gasolina, o querosene, o óleo diesel etc.

Para o plástico é usada uma quantidade de nafta, que será aquecida na presença de catalisadores, que formarão então os chamados “petroquímicos básicos” como o etileno e propileno.

O processo pode variar de acordo com o tipo de plástico que será fabricado. Para determinar a cor final do produto, o petróleo também passa por alterações químicas específicas.

Assim a composição é alterada e se torna mais maleável, podendo ter sua cor alterada de acordo com as necessidades dos fabricantes.

O plástico mais comum é chamado de “termoplástico”, que amolece quando é submetido a uma alta temperatura, tornado-se assim moldável, e se torna rígido quando esfria.

Esse tipo corresponde a cerca de 80% de todo o plástico consumido no mundo, como os clássicos polipropileno e polietileno. São usados, por exemplo, na fabricação de garrafas pet, embalagens de alimentos, embalagens de produtos de limpeza etc.

Mesmo dentro desse grupo existem algumas variações, que definem a densidade, espessura e várias outras características de cada um dos plásticos.

Os outros 20% consumidos são de plásticos termorrígidos ou termofixos, que não amolecem quando são aquecidos, e que se tornam impossibilitados de serem reciclados ou reutilizados. Esse tipo é usado, por exemplo, na fabricação de peças industriais elétricas, pratos, travessas, cinzeiros, telefones e demais objetos que podem aquecer.

Conheça aqui o processo de reciclagem do plástico

Como você pode ver, um longo caminho compõe a tecnologia envolvida para processar os plásticos. Em tempos de sustentabilidade, também é muito debatida a maneira ideal de reciclar e reaproveitar esses materiais, já que o excesso pode ser danoso ao meio ambiente.

Para reciclagem, o material é coletado por catadores ou empresas especializadas, e são separados em tipos: reutilizáveis e não reutilizáveis. A triagem recebe ainda outras niveladas, como a separação de PETS coloridos, que são mais valiosos na hora da venda.

O montante do material é então moído em uma máquina especial, e em seguida passa por um processo de secagem e depois para uma máquina aglutinadora, que resfria o material, agregando mais densidade.

Em seguida o plástico vai para uma máquina extrusora que o torna homogêneo, e gera pequenas tiras semelhantes a espaguete. Assim ele será picotado, embalado e enviado as empresas que necessitam do plástico.

Esse material poderá ser misturado a resina “virgem”, ou seja, aquela que ainda não passou por processo de reciclagem, e se tornará um novo objeto.

A importância do plástico e do profissional qualificado para o mercado de fabricação e reciclagem

Tanto a fabricação quanto a reciclagem do plástico exigem conhecimento técnico e preparo para acontecer. Por isso é essencial fazer um curso adequado antes de tentar uma oportunidade nesse tipo de mercado.

A LF é uma escola que prepara os alunos para encarar diversas etapas do trabalho com o plástico. Seja no mercado industrial, no manuseio de máquinas e fabricação de objetos, ou ainda na abertura de seus própria empresa de reciclagem, você precisa de aulas e conhecimento técnico.

Se você busca uma oportunidade de emprego na zona leste de São Paulo, ter um curso voltado para industria de plástico será um grande diferencial em seu currículo.

Então, conheça os cursos oferecidos pela LF e amplie ainda mais o seu conhecimento a respeito da tecnologia envolvida para processar os plásticos.