Os Processos Aplicados No Vacuum Forming

Abordaremos aqui os diferentes processos pelos quais se promove a termoformagem a vácuo de peças plásticas, a saber: vacuum forming, press molding e vacuum casting.

Conceitos: Vacuum forming e Termoformagem

Embora as nomenclaturas apontem para um mesmo significado, o conceito de vacuum forming é mais empregado para o processo produtivo de peças técnicas com espessuras mais grossas, enquanto a termoformagem se refere à confecção de embalagens de chapas finas em geral. Porém, ambos os conceitos podem ser operados na mesma máquina termoformadora.

Vacuum forming

Geralmente, utilizam-se para o processo de vacuum forming, máquinas termoformadoras por estação, denominadas estacionárias, que são os equipamentos convencionais ou máquinas tipo “carrossel”. O processo consiste em introduzir no equipamento uma chapa plástica manual ou automaticamente, seja por meio de operador ou por sistemas automatizados e fixadas por meio de clamps também automatizados.

A chapa é posicionada sobre um quadro ou frame metálico ao qual sua borda é fixada e, em seguida, o forno é acionado, aquecendo a chapa e deixando-a moldável e maleável.

Termoformagem

A termoformagem é geralmente utilizada para produtos com espessuras abaixo de 1 mm, casos em que normalmente os equipamentos são alimentados por bobinas de plástico. Bobinas com espessuras acima de 1 mm têm dificuldades de manuseio e algumas termoformadoras tradicionais de correntes com pontas penetrantes “Prong” não permitem a entrada fácil dessas chapas mais espessas.

Existem máquinas com tecnologia de fixação da bobina plástica por molas em lugar de correntes com pontas penetrantes. Essas molas são conhecidas como springs e permitem a utilização de bobinas mais espessas, porém não são usuais.

Press molding

Para se compreender esse processo, primeiramente precisamos conhecer um pouco sobre vácuo. A pressão atmosférica ao nível do mar é de 1 atmosfera (atm), ou aproximadamente 1 bar, e é a pressão a que estamos expostos na natureza. Toda vez que retiramos o ar de um ambiente essa pressão é reduzida. Quanto menor a pressão, mais vácuo será obtido, ou seja, a ausência de matéria (oxigênio, nitrogênio, argônio, etc.) é maior, a ponto de chegarmos quase à pressão zero.

Vacuum casting

O vacuum casting é um processo mais antigo e pouco usado atualmente, no qual é possível utilizar chapas de qualquer um dos materiais plásticos citados no nosso e-book.

A máquina nada mais é do que uma prensa, na qual é fixado um molde macho e fêmea que é alimentado com chapas previamente aquecidas. No fechamento do molde (não é gerada pressão como no press molding) é somente aplicado vácuo nos dois lados, fazendo com que a chapa tome o formato do produto.

Para saber mais sobre cada um desses processos, você pode acessar o e-book que a Escola LF preparou baseado em uma matéria publicada na Revista Plástico Moderno.

A Escola LF preparou um e-book abordando mais a fundo esses processos aplicados à termoformagem, além de explicar sobre o uso de cada material plástico nesse processo. Acesse para baixar este e-book.

Este material está disponível em matéria escrita pelo diretor da Escola LF Alexandre Farhan para a REVISTA PLÁSTICO MODERNO edição nº 510 .

Agradecemos ao engenheiro André Bordignon, diretor da empresa Brawel, por contribuir com informações relevantes para o desenvolvimento deste material.

É expressamente proibida a cópia ou reprodução deste e-book ou parte do conteúdo sem autorização expressa do autor, bem como é proibido o uso deste material para quaisquer outros fins.

Adicione nosso número aos contatos do seu celular para receber conteúdos técnicos GRATUITOS como este ► (11) 9 6260-2293

Curta nossa página no Facebook ► https://www.facebook.com/escolalf

Siga a Escola LF no Instagram ► @escolalf