Como regular uma máquina injetora de plástico corretamente

Existem uma série de dúvidas sobre como regular uma máquina injetora de plástico corretamente, esclareça aqui algumas das suas dúvidas.

Para regular uma máquina injetora de plástico corretamente, não existe uma receita milagrosa, mas sim uma série de fatores que devem ser levados em conta para que isso aconteça, sendo:

• Um bom projeto do molde
  • A escolha correta da matéria prima
  • Uma injetora que atenda as necessidades do produto a ser injetado
  • Periféricos que posam ser necessários
  • Conhecimento técnico sobre o assunto.

Esses são os principais fatores que precisamos avaliar para regular uma máquina injetora de plástico corretamente e sem muitas dificuldades evitando desperdícios e dores de cabeça.

Molde:

Para regular corretamente uma injetora, o seu molde deve seguir algumas recomendações, sendo elas: Ter um molde bem projetado, oferecer uma refrigeração adequada ao tipo de resina, atenda o ciclo desejado as contrações do produto, ângulos de saídas adequados, ser construído com um aço de boa qualidade, contar com canais de alimentação eficientes e adequados ao tipo de resina, tipos de entradas corretas e extrações bem dimensionadas.

Matéria prima:

Uma resina que atenda às necessidades funcionais também é essencial para que se possa regular uma máquina injetora. Confira algumas características das resinas: Oferecer resistência mecânica, resistência química, resistência térmica, resistência ao desgaste, estabilidade dimensional, observar se há necessidade de aditivos ou reforços, além de ter a fluidez adequada.

Algumas resinas exigem mais conhecimento técnico para o seu processamento que outras, moldes com projetos mais elaborados, máquinas injetoras com características mais especificas principalmente nas configurações de roscas.

Injetora:

A escolha de injetora ideal é imprescindível e deve ser, na maioria das vezes, selecionada de acordo com o produto a ser moldado, esta é uma etapa primordial para se obter uma boa regulagem. Essa etapa nem sempre é levada em consideração pela maioria das pessoas envolvidas no processo, achando assim que as injetoras são todas iguais, causando dificuldades para conseguirmos uma boa regulagem e trazendo com isso ineficiência durante o processo produtivo.

Periféricos:

Muitos não se atentam para a necessidade de periféricos que atendam as características do produto com eficiência, e com isso, encontram dificuldades no processamento em relação às regulagens. Observe a necessidade de secadores de polímeros, equipamentos para refrigeração ou aquecimento de moldes, de acordo com o tipo de resina utilizado e dimensionados adequadamente para o seu processo.

Mão de obra especializada:

Pessoas que tenham conhecimento técnico sobre o processo de transformação de plástico e suas variáveis são de extrema importância para que seja possível regular uma máquina injetora de plástico corretamente. Através de cursos específicos é possível adquirir conhecimento que pode ajudar no processamento de produtos injetados.

Regulagens:

Em uma máquina injetora de plástico existem inúmeras regulagens a disposição do processista, como velocidades para atendermos ciclos desejados e mantermos a qualidade e exigências técnicas do produto, pressões para o preenchimento das cavidades e controles de qualidade.

Não esquecendo que existem controles de pressões para os movimentos gerados pelas máquinas.

Tempos estabelecidos para que cada regulagem seja executada, cursos ou posições estabelecidas e programáveis para cada movimento a ser executado, temperaturas que podem variar de acordo com o tipo de resina a ser injetada, o ciclo desejado, o percentual ou tamanho da dosagem a ser injetada em relação ao tamanho do canhão, geometria de rosca, rotações de rosca a serem usadas.

São muitas as variáveis que podem influenciar em relação às regulagens de uma máquina injetora.

Como já citamos neste texto, não existe uma receita milagrosa de como regular uma máquina injetora de plástico corretamente, mas sim inúmeras variáveis que podem influenciar durante esse processo, como fatores e regulagens que devem ser observados e que exigem conhecimento técnico para conseguir alcançar uma boa regulagem da máquina.

Quer aprender a fundo sobre regulagem de máquinas injetoras? A Escola LF oferece um curso específico para este tema. Conheça!

Adicione nosso número aos seus contatos ► (11) 9 6260-2293

Curta nossa página no Facebook ► https://www.facebook.com/escolalf