Masterbatch com Materiais Plásticos: Evite erros na cor

Entre as diversas formas de incorporar cor aos Polímeros, a mais utilizada é o Masterbatch, pelas vantagens oferecidas na manipulação, processamento e resultado do produto final.

É preciso conhecer algumas características desses concentrados e também dos Polímeros para se desenvolver corretamente o Masterbatch e alcançar a cor desejada no produto.

  • Você sabia que ao processar um Polímero ou Resina Plástica em que será incorporado Masterbatch, os índices de fluidez de cada um deles, muitas vezes devem ser diferentes ?
  • Conhece ou utiliza Master Universal ?
  • E os concentrados de cor na forma líquida ?

O produto ao lado é um dos exemplos demonstrados nos cursos de INJEÇÃO, SOPRO, MATERIAIS PLÁSTICOS e EXTRUSÃO. Nesses cursos é explicado sobre problemas e soluções de dispersão, distribuição e plastificação do Masterbach na resina.

Muitos preparadores de máquinas e de matéria-prima desconhecem a propriedade Índice de Fluidez, tanto do material como do Masterbatch, e também os recursos das máquinas, além do funcionamento correto desses recursos e quando utilizá-los. Sabemos que, por mais controlado que seja o processo da fabricação do polímero e dos concentrados, ambos possuem algumas variáveis que podem causar alterações nas suas especificações.

A falta desse conhecimento impede que alguns parâmetros de regulagem sejam ajustados finamente, na tentativa de compensar a variação e, assim, corrigir a cor.

Quer saber mais ? Clique aqui para ver a matéria completa sobre esse assunto, publicada na revista Plástico Moderno.

Clique aqui para conhecer o conteúdo completo do curso de Materiais Plásticos da Escola LF. 

Ao final deste curso o profissional formado terá condições de conhecer os principais processos de transformação utilizados nesta área, as propriedades térmicas, mecânicas, químicas e físicas dos materiais plásticos, além das aplicações e os principais ensaios realizados como tração, impacto, dureza, fluidez, HDT e Vicat, conhecendo ainda as principais técnicas de obtenção dos polímeros e as principais cargas e aditivos utilizados nessas resinas.

Com aulas teóricas e práticas é demonstrado o comportamento de cada família de materiais plásticos nas injetoras, sopradoras e extrusoras e é uma excelente oportunidade para aqueles profissionais que buscam uma qualificação adequada para atuar no mercado de trabalho neste segmento plástico.

 

Posts recentes

Compartilhe esse Post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×