In Mold Label: Tudo o que você precisa saber

in mold label plastic

A técnica de decoração de embalagens conhecida como In Mold Label (IML) está crescendo rapidamente em todo o mundo. Ela consiste na inserção do rótulo dentro da cavidade do molde durante a fabricação de frascos, potes, copos e garrafas.

Neste post, vamos explorar os detalhes dessa tecnologia inovadora e como você pode aprender mais sobre ela em nossos cursos, disponíveis tanto presencialmente quanto online ao vivo.

O que é In Mold Label (IML)?

In Mold Label é um processo onde o rótulo é integrado à embalagem durante sua moldagem. Esse rótulo, geralmente feito de BOPP (Polipropileno Biorientado) ou PEAD (Polietileno de Alta Densidade), é impresso previamente e mantido na cavidade do molde por sucção ou estática. Quando a resina fundida entra em contato com o rótulo, ocorre uma adesão permanente da decoração às paredes das embalagens.

Aplicações do IML

Atualmente, é possível decorar embalagens produzidas por três processos principais:

No Brasil, a injeção é predominante, mas o sopro está ganhando cada vez mais relevância. Embora os princípios básicos da rotulagem sejam similares em todos os processos, cada um possui suas particularidades.

Vantagens do In Mold Label

1. Qualidade de Impressão

A técnica IML permite a utilização de impressão offset e flexográfica, que garantem imagens de alta resolução. Além disso, sistemas de impressão digital com tintas UV e ocasionalmente serigrafia UV são utilizados para criar rótulos que decoram toda a embalagem de forma contínua.

2. Durabilidade

IML oferece rótulos altamente resistentes à umidade e a grandes variações de temperatura, tornando-os ideais para embalagens de produtos congelados e frescos.

3. Custo e Tempo de Produção

A embalagem é produzida e decorada simultaneamente, eliminando a necessidade de armazenar embalagens não decoradas. Isso resulta em economia de tempo e custos.

4. Variedade de Acabamentos

IML permite o uso de materiais variados, incluindo bases rugosas, brilhantes, transparentes e metalizadas, que ajudam a destacar o produto nas prateleiras.

5. Reciclagem

As embalagens com IML podem ser recicladas facilmente. Caso seja necessário fazer mudanças na arte do rótulo, a perda de material e tempo de produção é mínima.

Benefícios Ambientais

Além das vantagens mencionadas, o In Mold Label contribui significativamente para a sustentabilidade. O processo permite que as embalagens sejam recicláveis, ajudando a reduzir o desperdício e o impacto ambiental. Isso é especialmente relevante em um contexto onde a responsabilidade ambiental está se tornando um fator decisivo para consumidores e empresas.

Curso de In Mold Label (IML)

Interessado em aprender mais sobre In Mold Label? Oferecemos um curso de In Mold Label abrangente disponível em duas modalidades:

• Presencial: Ideal para quem prefere o aprendizado prático e a interação face a face.
  • Online ao Vivo: Perfeito para quem busca flexibilidade sem abrir mão da qualidade do ensino.

Nosso curso cobre desde os princípios básicos até as técnicas avançadas de In Mold Label, garantindo que você esteja preparado para aplicar essa tecnologia em sua produção.

O que você vai aprender no curso?

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de:

• Entender os fundamentos do processo de IML.
  • Conhecer os diferentes tipos de materiais e técnicas de impressão utilizados.
  • Aprender sobre a integração do rótulo com a embalagem durante a moldagem.
  • Explorar as aplicações práticas e os benefícios ambientais do IML.
  • Obter insights sobre as tendências de mercado e inovações no setor de embalagens.

Instrutores Qualificados

Nossos instrutores são profissionais experientes no setor, com um profundo conhecimento técnico e prático. Eles estão prontos para compartilhar suas experiências e responder a todas as suas perguntas, proporcionando um aprendizado enriquecedor e aplicável.

Flexibilidade e Conveniência

Oferecemos a flexibilidade de escolher entre o curso presencial e o online ao vivo. A modalidade presencial permite uma interação direta com os instrutores e colegas, proporcionando uma experiência de aprendizado mais imersiva. Já a modalidade online ao vivo oferece conveniência e flexibilidade, permitindo que você aprenda de qualquer lugar, sem comprometer a qualidade do ensino.

Inscreva-se Agora

Não perca a chance de se especializar em uma das técnicas de decoração de embalagens mais inovadoras do mercado. Inscreva-se agora no nosso curso de IML e comece a transformar sua forma de produzir embalagens!

Conclusão

In Mold Label é uma tecnologia revolucionária que oferece diversas vantagens em termos de qualidade, durabilidade, economia e sustentabilidade. Seja por injeção, sopro ou termoformagem, essa técnica está se tornando essencial para a produção de embalagens modernas e eficientes. Não perca a chance de se atualizar e melhorar suas habilidades com nosso curso de IML, disponível tanto presencialmente quanto online ao vivo. Aproveite essa oportunidade e invista no seu futuro profissional!