Materiais Plásticos Online

Objetivos do Curso de Materiais Plásticos Online e ao vivo

• Conhecer os principais materiais plásticos de mercado (commodities, de engenharia e de alta performance), suas principais características de processamento, propriedades e aplicações, bem como os seus comportamentos nas máquinas de transformação de plásticos, entendendo os conceitos de viscosidade e fluidez e os aspectos relacionados à umidade das resinas e o comportamento de materiais virgens,  reciclados e com cargas no processo, identificando-os e solucionando problemas.
  • Noções básicas sobre os principais ensaios mecânicos e térmicos realizados em materiais plásticos como: tração, impacto, flexão, dureza, compressão, HDT, DSC, TGA, vicat e fluidez
  • Obtenção dos materiais plásticos classificando-os com os principais termos utilizados pelos técnicos e datas-sheets dos fabricantes:
    • Termoplásticos e termofixos
    • Homopolímeros, copolímeros, terpolímeros e blendas
    • Amorfos e cristalinos

Publico Alvo

O publico alvo sugerido para o Curso de Materiais Plásticos Online e ao vivo é composto por:

Empreendedores que queiram entrar na área de reciclagem ou comprar máquinas extrusoras de granulação e outros processos de plásticos, operadores e reguladores de máquinas injetoras, sopradoras e extrusoras, preparadores de resinas, vendedores e compradores de matérias-primas, cargas, aditivos e master-batch, engenheiros de desenvolvimento de produtos, gerentes, supervisores, técnicos em química e de processo, projetistas de moldes de injeção, auditores da qualidade, técnicos de laboratório, recicladores de plásticos, programadores de produção – PCP, desenvolvedores de embalagens, etc.

Conteúdo Programático do Curso de Materiais Plásticos Online:

Aplicações, propriedades e siglas dos materiais plásticos

• Você escolhe até 3 resinas que gostaria de aprender nesse curso, onde serão abordados as siglas, características de processo, propriedades como resistência química, resistência ao impacto, à flexão, às intempéries, etc. auxiliando-o principalmente em novos desenvolvimentos de produtos
  • Pigmentos aplicados às resinas virgens e recicladas: Master-Batch
  • Propriedades particulares que envolvem o comportamento desses materiais no processamento.

Obtenção dos materiais plásticos

• Entender como os materiais plásticos são obtidos através dos monômeros que são introduzidos em reatores gerando a reação de polimerização.

Classificação dos materiais plásticos

• Classificações que envolvem o comportamento desses materiais no processamento.
  • Termoplásticos e termofixos: suas diferenças e cuidados. Por exemplo, se um reciclador que não sabe o que é um PP ou PE reticulado, comprar um lote de toneladas destes materiais achando que é simplesmente um PP ou PE normal e acreditando que está tendo vantagens, o prejuízo será muito grande, chegando a milhões de reais e não terá como recuperar esse grande prejuízo.
  • Através da reação de polimerização, entender os conceitos de homoplolímeros, copolímeros, terpolímeros e blendas.
  • Amorfos e cristalinos: esse assunto não é só para falar que um é transparente e o outro opaco. Por trás disso se esconde muitas coisas importantes que você vai entender e poderá utilizar quando tiver problemas com medidas de peças e até utilizar esses conceitos em projetos de moldes, sabia disso?

Propriedades de processamento

• As 4 principais propriedades que devemos conhecer no processamento dos plásticos: as temperaturas, viscosidade / fluidez, contração e higroscopicidade.

Ensaios mecânicos e térmicos

• Passar noções básicas sobre os principais ensaios mecânicos e térmicos realizados nos materiais plásticos:
    • Compressão, flexão e tração
    • Impacto: Izod e Charpy
    • Dureza: shore A e D
    • HDT e VICAT
    • Índice de fluidez: plastômero
    • DSC e TGA
  • Entender e interpretar um data-sheet (principais dados) de uma resina fornecida pelo fabricante

Certificado e material didático do Curso de Materiais Plásticos Online:

Você receberá as apostilas “durante o curso” (nem antes e nem depois) por email ou através do GRUPO de whatsapp que será criado com todos os participantes.

O certificado será enviado por email após a conclusão do curso, CASO VOCÊ SEJA APROVADO, e será DIGITAL para imprimir na sua casa.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?